segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Diários de Cumuruxatiba - Julho/2011


Mês pequenino, apenas 15 dias de atividades. Vamos aproveitar, então, para falar de pessoas. Pessoas que chegaram para somar, multiplicar – embora um deles seja engenheiro e, certamente, vai colaborar nas subtrações e divisões.

São eles: Gabriela, Juliana, Leonardo, Luiz Claudio e Cecília.

No último diário – maio, junho – fizemos uma menção ao casal Juliana-Leonardo. Eles estão em Cumuruxatiba cuidando de uma pousada: a Aquarela. Neste verão de 2011, a pousada já começou a ter novo sobrenome, graças ao restaurante de massas que os pais de Leonardo organizaram e a delicadeza de todos que lá trabalham. Desde que chegaram a Cumuruxatiba, Leonardo e Juliana já mostraram ser pessoas muito especiais: calmos, atenciosos, inteligentes, alegres, sensíveis, amigos dos animais. O pessoal do Projeto de Gente pode se aproximar deles e a amizade foi nascendo, firme. Para nossa alegria, um dia, eles trouxeram a proposta de dedicar alguns dias de trabalho voluntariado ao Projeto. Além disto, propuseram um apoio financeiro: uma quantia da diária de cada hóspede é destinada ao Projeto. Rapidamente estávamos, juntos, reformulando o blog, criando Projetos de Saber – origami, observação de pássaros, jardins suspensos. E, acima de tudo, eles se aproximarem das crianças com extremo cuidado, atenção e carinho. Estamos todos muito felizes com a colaboração destes – já – velhos amigos.

O Luiz Cláudio, conhecido por nós durante o curso de formação em educação democrática, veio este ano a Cumuruxatiba. Ficou conosco poucos dias, mas marcou de variadas maneiras sua passagem. Inteligente, sagaz, sempre com uma perspectiva inovadora; no primeiro dia já estava interagindo com a moçada como se fizesse parte desde sempre da Vila-Escola. Logo de cara pode usar suas habilidades e conhecimentos, pois estávamos, naquele momento, nos perguntando sobre como corrigir os textos dos livros que os meninos e meninas estavam produzindo. Começava que havia uma questão primária: “o que é um erro mesmo?”. Se eu entendo o que o outro quis dizer, posso dizer que está errado? O que é mesmo a tal norma culta? Ela tem que ser sempre seguida? E o Guimarães Rosa, errava quando inventava uma palavra “maluca”? Mas é legal que se escreva de uma maneira combinada por todos para que todos entendam o que se quis dizer, disse alguém. O que é corrigir? Enfim, questões! A decisão – consensual e depois de muita conversa – foi: quem quisesse se sentaria com o Luiz e conversariam sobre seus textos e, também quem quisesse, poderia escrever uma errata que seria colocada, como num envelope, no fim do livro. Conversamos muito sobre educação, problemas da vila-escola, das escolas, das relações entre escola-estudantes-família. Enfim, usamos e abusamos de nosso amigo.

A Gabriela, amiga recente, já chegou botando pra quebrar. Ela é jornalista e, de cara, propos uma Oficina de Fanzine. Em um dia, na verdade, em poucas horas, a Vila-Escola estava transmutada em Redação de um velho jornal. Reunião de pauta, produção dos textos – com a “linha fatal” para entrega dos textos e ilustrações –, diagramação e tudo mais. Correria na Bahia! No final: tudo certo! Tínhamos o primeiro número do fanzine “MARÉ DE NOTÍCIAS”. Brevemente nas ruas! Gabriela ganhou medalha e tudo! Também se transformou em nossa Editora-Chefe-Não-Importa-Onde-Esteja, pois, infelizmente, a Gabi mora em Ribeirão Preto. Mas, tem nada não!, nada que nossa equipe de informática não possa aproximar. Obrigado, Gabi! Foi muito emocionante e gratificante  sentir seu envolvimento com a Vila-Escola.

A Cecília também esteve conosco por ralíssimos 3 dias. Felizmente conseguimos fazer um lanche para recebê-la; além do lanche o pessoal da flauta fez uma apresentação meio improvisada, mas carregada de carinho. Acho que vamos conseguir ilustrar esta edição do diário de julho com algumas fotos e, quem sabe, vídeo deste dia. A Cecília vai nos matar de saudades, pois passará uma temporada de estudos em Paris. Trés chique, n’est pas? Felicidades e muita coisa boa procê, querida amiga!

Também em julho fizemos nossa Assembleia. Decidimos questões importantes: reajuste salariais – houve aumento para a Ana, a Isabel e para o Alexandre –, novos horários para o 2º semestre (este item foi conversado em um momento posterior), conversamos sobre o tanto de temas que devem ser melhorados – reuniões, contato vila-escola-famílias, etc.

Agora, 15 dias de férias e retomada das atividades em 01 de agosto.

Nenhum comentário: